domingo, 5 de julho de 2009

Muito bom esse texto

Percam um tempo e leiam:
Coragem

Quando aqui uso o termo “coragem”, não quero dizer tão somente o que ele normalmente significa “ausência de medo” e “raça”. Certamente essa qualidade também é necessária a um campeão, mas é momentâneo, passageira mesmo e nada mais do que uma parte infinitesimal do que quero dizer com “coragem”.“Coragem” inclui paciência, filosofia e visão para erguer os olhos a uma meta mais à frente. É a capacidade de não perder nunca de vista essa meta ou a crença em si próprio e na vitória final, a despeito do desânimo, desapontamentos desalentadores e mesmo a impressão de ter falhado. São necessários 3 anos para se fazer um “tenista” e 6 anos para se fazer um “campeão”. Se você decidiu ser “campeão”, precisa ter a “coragem” de olhar 6 anos à frente e nunca vacilar ou hesitar, mesmo durante aqueles períodos horríveis e dolorosos, quando seu jogo parece que estacionou. Você perderá para jogadores que você sabe que pode vencer, e seus melhores amigos olham outra coisa, quando você está jogando, ou lhe dizem francamente que você é um “perna-de-pau”, um “pangaré” e que sempre o será.
O progresso no jogo de tênis é muito vagaroso e difícil de ser observado.
Há longos períodos no desenvolvimento de qualquer bom tenista, quando ele julga estar estacionário. Não procure ver melhoras na base do dia-a-dia, ou semana-a-semana. Se você treina e está progredindo rápido, o mais rápido que pode sentir melhoras é na base do mês a mês, mas é mais fácil observa-las ano a ano. Requer paciência e filosofia para superar esses obstáculos. Quanto mais sólida e cuidadosamente você preparar sua base, cuidando melhor, nos primeiros meses, da técnica dos seus golpes, mais vagaroso poderá ser seu progresso. Poderá tomar surras tremendas de jogadores instintivos, que jogam há metade do tempo que você e cujo estilo lembra moinhos de vento.
É nessa hora que a “coragem” deve vir em seu auxílio e ajuda-lo a conservar seus olhos naquela meta de perfeição, ainda distante. Ela poderá conservá-lo tentando e se o fizer, cerca de um ano depois, você poderá se defrontar com o mesmo jogador e fazer uma descoberta marcante. Ele agora é um “perna-de-pau”, um “pangaré” mesmo. Você o derrota tão facilmente, que se admira como pôde perder antes.
Levam-se meses de treinamento intensivo, para se dominar um golpe, no qual você possa confiar. Se cometer o erro de tentar aperfeiçoar muitos golpes ao mesmo tempo, você não adquirirá controle sobre nenhum. Você poderá ver que paciência, determinação, perseverança e ter os olhos voltados para a meta final, são necessários para mantê-lo nessa rota. Não cometa o erro de considerar que uma ou duas boas vitórias significam que seu trabalho está completado. Elas serão, simplesmente, indicações do que está para vir pela frente. Aceite as vitórias e as derrotas em sua trajetória, conserve os pés o chão e sua cabeça um pouco menor do que seu “chapéu”. Acreditar e confiar em si são essenciais para o sucesso, mas a “máscara” é o veneno mais violento para matar a chance de alcançá-lo. A atitude de que você é tão bom que não precisa fazer força, que você é tão grande que seu adversário deve se apavorar e que você já passou do ponto de precisar aprender mais qualquer coisa, é “máscara”. A linha divisória é muito estreita e extremamente fácil de ser cruzada. Você deve estar em guarda permanentemente contra as investidas do seu ego. Você nunca é tão bom quanto dizem (quando você está vencendo), mas também não é tão ruim, como você pensa ser (quando está sendo derrotado).
Antes que você, no tênis possa “varrer os obstáculos”, tem que aprender a “agüentar”. Só após passar pelo crivo de muitas derrotas, pode um tenista ganhar a experiência necessária que lhe mostrará qual o golpe, quando e onde usá-lo. Os campeões nascem após as dores das derrotas. São necessárias todas as fases da “coragem” para atravessar os anos nos quais as derrotas é a porção que lhe cabe a maior parte das vezes e sentir no meio de todo esse desencorajamento, que você está forjando as armas que o levarão à sua meta.
Adaptação do livro“How to Play Better Tennis”William T. Tilden - 1950

2 comentários:

  1. Excelente texto!
    Porém, terei a audácia ou a coragem de resumir.
    Com licença do Amauri, "É só treinar".
    Dudu.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto eu já conhecia e assino em baixo!
    Deveria ser impresso em letras gigantes e exposto ao lado das quadras para os tenistas lerem e principalmente os pais dos tenistas iniciantes!
    Parabéns pelo Blog!Abração,Flávio-Viçosa!

    ResponderExcluir